Você sabia que o Vaticano é o menor país do mundo?

Por: Redação ON Y VA !

07/12/2022 | 14h00

Vaticano

Quando pensamos no menor país do mundo, muitos nomes vêm à cabeça, mas poucos pensam no Vaticano como sendo esse país.

Por que o país é tão pequeno?

Criado em 1929 após a assinatura do Tratado de Latrão, feito entre o papa Pio XI e Benito Mussolini. Esse tratado previa que o Vaticano fosse um estado independente e  recebesse uma indenização pela perda do seu território durante a unificação alemã.

Território

Localizado no coração de Roma, a pequena cidade-estado é o menor estado do mundo com reconhecimento internacional.

Possui uma área de 440 mil metros quadrados, partilhando 3,2 km de fronteira com a Itália.

Por ser um um Estado independente e soberano, seu território possui muitas estruturas que ajudam a fornecer autonomia ao Estado, tais como: linhas ferroviárias, heliporto, correios, estação de rádio, quartéis militares, palácios e gabinetes governamentais, instituições de ensino superior e, até mesmo, algumas embaixadas. 

Cidadania

No Vaticano, a cidadania nunca é original. Ela se baseia exclusivamente no critério de residência permanente na Cidade do Vaticano, segundo o Tratado de Latrão e a Lei Vaticana de 7 de junho de 1929, onde é afirmado que “a pessoa se torna cidadã devido a sua residência permanente no Vaticano”.

No ano de  2011, o papa Bento XVI implementou a nova “Lei sobre a cidadania, residência e acesso” para a Cidade do Vaticano, substituindo a lei de 1929. Entrando em vigor no mesmo ano de sua criação, a nova lei criou o status de residentes oficiais do Vaticano, legalizando todas as pessoas que vivessem na Cidade do Vaticano mas que ainda não possuíam cidadania.

Principais pontos turísticos

Bandeira do país

A Bandeira do Vaticano é uma das únicas bandeiras que possuem o formato quadrado, e não retangular como as outras.

Ele é composta de duas bandas verticais em amarelo e branco, com o brasão de armas do Vaticano centrado na parte branca.

Suas cores amarelo e prata simbolizam os minérios ouro e prata, respectivamente. O primeiro representa o poder do Reino dos Céus, enquanto o segundo representa a autoridade do Papa. 

Seu símbolo é composto por duas chaves, que representam as chaves dos reinos dos céus, sob a responsabilidade de São Pedro. A coroa simboliza o Papa e o que ele significa. Juntos, eles representam a união dos dois poderes.

 

Gostou de saber um pouco mais sobre esse país?! Siga nossas redes sociais e fique por dentro de muitos outros conteúdos e curiosidades sobre os idiomas e os países!

© ON Y VA ! Escola de idiomas

Contato: