Você sabia que o pão francês não é da França?

Você sabia que o pão francês não é da França?

Por: Redação ON Y VA !

17/08/2022 | 14h00

Nada melhor do que acordar cedo, ir à padaria e comprar um ‘pãozinho’ francês quentinho, não é mesmo?!

E se nós te dissermos que esse pão que ganhou o coração e o estômago dos brasileiros não é da França, mas sim do Brasil!

Parece absurda essa informação, pois o nome do pão é associado ao nome do país europeu, mas ela é real! E nosso querido pãozinho foi criado aqui mesmo em nosso país!

Imagem: freepik

A história por trás da criação...

Agora que você já sabe que a estrela das padarias e do café da manhã dos brasileiros não é francês, vamos saber como ele foi criado.
A receita do pão francês foi criada por volta do século XX, como uma tentativa de reproduzir a também conhecida receita francesa: a “baguette”.
Naquela época, apenas aqueles que possuíam muito dinheiro viajavam para o exterior. Em uma dessas muitas viagens, alguns membros da elite de São Paulo conheceram a iguaria francesa e, quando retornaram ao país, encomendaram dos cozinheiros locais um pão com casca crocante e dourada e com o interior macio e de formato pequeno. Após vários tentativas, assim nasceu o pão que conhecemos hoje.

Mas se o pão não é da França, por que tem esse nome?

Após sua criação, a massa inspirada na baguete francesa não era idêntica àquela consumida na França, mas ganhou esse nome no Brasil: pão francês. Em outras regiões brasileiras, o alimento possui outros nomes, como “cacetinho” e “pão de sal”.

Independente do nome, um “pãozinho” é sempre muito bem-vindo!

E aí?! Já comeu o seu pãozinho hoje?

© ON Y VA ! Escola de idiomas

Contato: