A história do Petit Gâteau

A história do Petit Gâteau

Por: Redação ON Y VA !

09/02/2022 | 11h00

Era uma vez... um Petit Gâteau

Todo mundo se lembra da primeira vez que experimentou um “Petit Gâteau”. Se você nunca tiver comido um, certamente já deve ter sentido água na boca ao ver, pela primeira vez, esse delicioso doce. 

Com relação à sua história, não existe apenas uma versão oficial sobre sua origem.

Uma das teorias mais antigas sobre sua criação é a de que ele foi criado na França, quando o chef Jean-Georges Vongerichten errou na quantidade de farinha ao fazer seus bolinhos.

Posteriormente, surgiu uma outra versão, dessa vez em território americano, quando um chef de cozinha se atrapalhou ao definir a temperatura do forno e, assim, os bolinhos não foram assados como deveriam.

Contudo, nesse post você conhecerá a terceira versão da criação desse doce inesquecível: a versão brasileira. Prepare seu pratinho e apaixone-se de vez pelas surpresas da culinária nacional com uma pitadinha de Europa.

Categorias
Fondant au chocolat

Antes de tudo: o que é um Petit Gâteau?

Na tradução literal, do francês para o português,“petit” significa “pequeno”, enquanto “gâteau” significa literalmente “bolo”.

Em outras palavras…

O “Petit Gâteau” nada mais é do que um pequeno bolo de chocolate com recheio cremoso e quente, normalmente servido com sorvete (aqui no Brasil).

Fondant au chocolat

E como ele chegou ao Brasil?

Na versão brasileira, é contado que o doce chegou ao território tupiniquim durante os anos 90, quando os chefs franceses Érick Jacquin e Michel Bras recriaram a famosa receita nos restaurantes paulistanos, receita essa que mais tarde cairia no gosto e no paladar dos brasileiros.

Petit Gâteau servido no Brasil com sorvete e calda quente

Já na terra de Maria Antonieta…

Na França, ele é conhecido como “moelleux au chocolat” ou “fondant au chocolat”. O termo “fondant” é o presente particípio do verbo “fondre” que, por sua vez, significa “derreter”. Ou seja, “fondant au chocolat” pode ser compreendido como algo que derrete de chocolate ou derretido de chocolate. 

Ao contrário de nós, os franceses não servem essa confeitaria acompanhada de um belo sorvete. Lá, o “fondant au chocolat” é servido sozinho em um prato e pode ter tamanhos variados.

© ON Y VA ! Escola de idiomas

Contato: